Evento do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Um dia histórico de homenagem, luta por justiça e de lembrar a importância de combater o trabalho escravo contemporâneo. 

Projeto Ação Integrada realizou evento no Quiosque do Moïse Kabagambe para marcar o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

O evento gratuito teve Batalha do Slam das Minas e o café da manhã congolês como parte da programação

28 de Janeiro (sábado) é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo e para marcar a data, o Projeto Ação Integrada: Resgatando a Cidadania (ProjAI) promoveu um evento gratuito no Quiosque do Moïse, no Parque Madureira. O Projeto escolheu o local para homenagear Moise Kabagambe, que foi assassinado em janeiro de 2022, vítima de trabalho escravo. A ideia do evento foi de dar visibilidade ao tema da escravidão contemporânea e às condições de trabalho dos imigrantes no Brasil.

 

O evento começou às 10h com um café da manhã congolês preparado pela própria família do Moïse. Delícias típicas como o Beignet congolaise foram servidas ao público. A mesa de debate sobre o tema do trabalho análogo à escravidão foi um sucesso, com falar fortes, poesia e luta. Entre os participantes, estavam  representantes de instituições atuantes na causa do trabalho escravo e da migração, como o Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ), a Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo no Rio de Janeiro (COETRAE-RJ) e o Slam das Minas RJ.

 

Batalha do Slam das Minas RJ, na parte da tarde foi uma grande experiência. O Slam das Minas RJ é um coletivo artístico de poesia que dá visibilidade a mulheres heteras, lésbicas, bis ou trans, pessoas queer, agender, não binárias e homens trans. O primeiro, segundo e terceiro lugar na batalha receberam uma premiação em dinheiro. 

"Ainda tô mexida. Encontro potente demais! Tomara que as sementes germinem!"
Heloisa Gama - pesquisadora de escravidão contemporânea, tráfico de pessoas, migração e gênero
"O evento é muito bacana. Achamos importante falar sobre isso, falar sobre Moïse e ficamos felizes que seja aqui, no nosso quiosque. "
Irmão de Moïse Kabagambe
"Foi tão bacana ouvir tantas vozes diferentes falando sobre o tema. Tanta informação importante que sinto que estava de olhos fechados até escutar e ver tudo isso."
Caroline Cardoso - público