Como Comunicar a Escravidão Contemporânea

Manual inédito no Brasil com orientações para jornalistas sobre  casos, entrevistas e termos que volvem a escravidão contemporânea e o tráfico de pessoas. 

Manual de Comunicação para Jornalistas sobre a escravidão contemporânea

Este manual tem o objetivo de sensibilizar e orientar os profissionais da comunicação e veículos de imprensa sobre como abordar pessoas submetidas ao trabalho em condições análogas à de escravo e ao tráfico de pessoas.

Ao mesmo tempo em que a repercussão midiática pode contribuir para a reflexão da sociedade e o aumento no número de denúncias, é necessário um cuidado a fim de evitar a exposição excessiva de um momento delicado na vida das vítimas.

O presente manual foi desenvolvido a partir da demanda por segurança apresentada pelas pessoas resgatadas e também surgiu da necessidade das organizações e dos profissionais em preservar o sigilo de informações sensíveis e não prejudicar a segurança e a saúde física e mental das vítimas por eles assistidas.

Essa discussão foi pautada no âmbito do Grupo de Trabalho de Promoção do Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CETP-RJ) e da Comissão de Erradicação do Trabalho Escravo do Estado do Rio de Janeiro (COETRAE-RJ), e contou com a colaboração de diversos atores, dentre eles, pessoas resgatadas do trabalho escravo, jornalistas, profissionais responsáveis pelo atendimento às vítimas, acadêmicos e estudiosos do tema do trabalho escravo contemporâneo.

Esperamos que esse material sirva de suporte para organizações e meios de comunicação, e contribua para a conscientização sobre a importância da proteção de dados e classificação das informações a serem publicadas.