Notícias

Terminal Gentileza recebe ação de conscientização contra o tráfico de pessoas

O VLT Carioca, o Grupo CCR e o Projeto Ação Integrada promoveram uma ação informativa contra o crime de tráfico de pessoas no Terminal Gentileza na última segunda-feira (29). 

A campanha, realizada das 8h às 14h, contou com a entrega de materiais informativos e a sensibilização do público do Terminal. A iniciativa teve como objetivo fortalecer a prevenção e informar sobre a ocorrência dessa violação de direitos humanos, que ainda é subnotificada no Brasil.

“O Terminal Gentileza recebe milhares de pessoas diariamente e é um espaço importante para discussões sociais como esta. A ação tem todo nosso apoio e visa informar o público sobre os sinais de alerta e canais de denúncia disponíveis para toda a sociedade”, disse Silvia Bressan, diretora do VLT Carioca.

Informação é primordial

Pela Lei Brasileira, o crime de tráfico de pessoas é definido como o ato de agenciar, aliciar, recrutar, transportar, transferir, comprar, alojar ou acolher pessoa, mediante grave ameaça, violência, coação, fraude ou abuso, com a finalidade de realizar a remoção de órgãos, tecidos ou partes do corpo; a submissão a trabalho em condições análogas à de escravo ou a qualquer tipo de servidão; a adoção ilegal; ou a exploração sexual. 

Dados do Ministério dos Direitos Humanos apontam que, de janeiro a abril, o Brasil registrou um caso de tráfico de pessoas por dia. Em 86% deles, as vítimas eram mulheres e crianças.

Na luta contra essa prática, a informação é destacada como ferramenta primordial.

“Eventos como esses são essenciais para combatermos a violação de direitos, porque assim, o tema ganha popularidade e entendimento da população. Ao divulgar que casos de tráfico humano acontecem, e que ainda são muito presentes na nossa sociedade, as pessoas conseguem ficar mais atentas para propostas que possam ser armadilhas”, diz Elisa Rodrigues, assistente social do Projeto Ação Integrada RJ.

Rafael Vasconcelos

Writer & Blogger

Informação é essencial no combate ao trabalho análogo à escravidão. Compartilhe esse conteúdo!

Juntos, vamos erradicar o trabalho escravo!

Institucional

Fale conosco


Um projeto do MPT-RJ em parceria com a Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro (2014-2026)

Programa de Atendimento a Resgatados de Trabalho Escravo (PARTE Cáritas RJ), 2026.

Todos os direitos reservados