Notícias

Ação social na Vila Mimosa orienta trabalhadoras sexuais sobre os direitos da mulher

Roda de conversa, serviços gratuitos de beleza e atividades artísticas marcaram a celebração do mês da mulher na região da Vila Mimosa, no Rio de Janeiro. Na última quinta-feira (13), 50 trabalhadoras sexuais e residentes da comunidade participaram de uma ação social na sede da Associação de Moradores do Condomínio e Amigos da Vila Mimosa (AMOCAVIM), que incluiu debates sobre o combate à violência de gênero, além de oficinas de dança e artesanato.

O evento, organizado pelo Projeto Ação Integrada: Resgatando a Cidadania, uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro em parceria com a Cáritas RJ, integra uma rede de iniciativas de prevenção ao tráfico de pessoas e à escravidão contemporânea, dois crimes que aumentam a vulnerabilidade das trabalhadoras sexuais.

Com o objetivo de alertar as participantes para os sinais de aliciamento ao trabalho escravo, a atividade propôs dinâmicas participativas sobre os direitos da mulher e reforçou a importância da denúncia de situações de violências.

A programação também contou com oficinas de pilates e zumba, oferecidas pela Secretaria Municipal da Mulher do Rio de Janeiro, e a prestação de serviços gratuitos de beleza e bem-estar, como corte de cabelo, tranças e design de sobrancelhas, por parte do Projeto Empoderadas, iniciativa realizada pela Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado do Rio de Janeiro.

Para Débora Alves, coordenadora do ProjAI, a promoção de ações sociais como essas são importantes para ampliar a rede de proteção feminina.

“É fundamental refletirmos sobre a diversidade das experiências das mulheres e considerarmos os desafios enfrentados em vários âmbitos de sua vida em sociedade, em especial no que se refere a sua inclusão no mercado de trabalho. As mulheres da Vila Mimosa, como um grupo de trabalhadoras em vulnerabilidade, são um dos coletivos que o Projeto Ação Integrada apoia, buscando criar estratégias para que tenham inserção laboral de forma segura, fornecendo orientação, segurança alimentar, acesso a serviços e atividades de valorização pessoal”, afirma a assistente social.
Designer
33

AMOCAVIM

Atuante há mais de 35 anos na região, a Associação de Moradores e Amigos da Vila Mimosa (AMOCAVIM) presta diversos serviços às mulheres profissionais do sexo e moradoras da comunidade, por meio de projetos voltados à saúde e assistência social, além de oferecer oportunidades de capacitação profissional e de formação educacional.

A psicóloga social Juliana Lugarinho, uma das organizadoras das dinâmicas, destaca que o encontro também promoveu oportunidades de fortalecimento do bem-estar psicológico.

“Entendendo que a sociedade submete mulheres trabalhadoras do sexo, sejam elas cis ou trans, a processos de estigmatização que impactam diretamente em sua saúde mental, um evento que oferece debates e estimula o exercício da autoestima é capaz de incentivar a sensação de pertencimento, promover também o cuidado e o sentimento de empoderamento, e trazer efeitos positivos na saúde mental feminina”, explica.
Designer

Rafael Vasconcelos

Writer & Blogger

Informação é essencial no combate ao trabalho análogo à escravidão. Compartilhe esse conteúdo!

Juntos, vamos erradicar o trabalho escravo!

Institucional

Fale conosco


Um projeto do MPT-RJ em parceria com a Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro (2014-2026)

Programa de Atendimento a Resgatados de Trabalho Escravo (PARTE Cáritas RJ), 2026.

Todos os direitos reservados