O VLT Carioca, o Grupo CCR e o Projeto Ação Integrada promoveram uma ação informativa contra o crime de tráfico de pessoas no Terminal Gentileza na última segunda-feira (29).
A campanha, realizada das 8h às 14h, contou com a entrega de materiais informativos e a sensibilização do público do Terminal. A iniciativa teve como objetivo fortalecer a prevenção e informar sobre a ocorrência dessa violação de direitos humanos, que ainda é subnotificada no Brasil.
Informação é primordial
Pela Lei Brasileira, o crime de tráfico de pessoas é definido como o ato de agenciar, aliciar, recrutar, transportar, transferir, comprar, alojar ou acolher pessoa, mediante grave ameaça, violência, coação, fraude ou abuso, com a finalidade de realizar a remoção de órgãos, tecidos ou partes do corpo; a submissão a trabalho em condições análogas à de escravo ou a qualquer tipo de servidão; a adoção ilegal; ou a exploração sexual.
Dados do Ministério dos Direitos Humanos apontam que, de janeiro a abril, o Brasil registrou um caso de tráfico de pessoas por dia. Em 86% deles, as vítimas eram mulheres e crianças.
Na luta contra essa prática, a informação é destacada como ferramenta primordial.




