Seminário “O Brasil na Luta contra o Trabalho Escravo Doméstico: despertar para enfrentar!” contou com a fala da trabalhadora resgatada que o ProjAI acompanha, Thawanna Mendes e a presença do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.


O Seminário sobre trabalho escravo doméstico aconteceu no dia 27 de abril, Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, em Brasília. O evento foi organizado pela Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (CONATRAE) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) com o objetivo de dar visibilidade ao tema e unir diversos atores no enfrentamento ao trabalho escravo doméstico.
Além do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, também estiveram presentes o ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias e o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Alberto Balazeiro.


O ProjAI contribuiu para a organização do evento junto de diversas outras instituições que participam do Grupo de Trabalho sobre Trabalho Escravo Doméstico da CONATRAE. Ficamos responsáveis por levar nossos kits informativos sobre trabalho escravo e tráfico de pessoas para distribuir ao público durante o evento.


Os painéis discutiram o conceito do trabalho escravo doméstico e sua relação com as questões de gênero, raça e trabalho infantil. Durante as apresentações, também foram debatidos estratégias, atividades e políticas públicas de enfrentamento a essa grave violação de direitos humanos.
Parte da programação contou também com o lançamento da campanha “Disque 100 como Ferramenta de Combate ao Trabalho Doméstico”, apresentada pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH).
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do MDHC no Youtube e da Escola Nacional de Inspeção do Trabalho (ENIT).
Para assistir ao evento completo, clique aqui.
Sobre o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica
O dia 27 de abril foi escolhido como data de celebração da categoria em homenagem a Santa Zita, que morreu neste dia. Zita é a padroeira das trabalhadoras domésticas e trabalhou para uma família desde seus 12 anos de idade, na cidade de Lucca, na Itália. Ela era conhecida por ser muito generosa com os pobres, tirando sempre do seu dinheiro para atender a quem lhe pedia ajuda. Após sua morte, foi declarada como “Santa das Trabalhadoras Domésticas” pelo Papa Pio XII.


Ações de advocacy em Brasília
Além da participação no evento, a equipe do ProjAI em Brasília também se encontrou com o Deputado Federal Pastor Henrique Vieira para conversar sobre propostas de combate ao trabalho escravo. Pensamos em estratégias para fortalecer a fiscalização, para dar mais visibilidade ao tema e apoio institucional às demandas dos trabalhadores atendidos.


Veja mais sobre esse encontro aqui.
#VamosErradicarOTrabalhoEscravo
Para ver nosso material informativo sobre trabalho escravo contemporâneo clique aqui.